Exames de Imagem

 

Um exame de imagem é uma forma de exame que permite que os médicos possam
ver o interior do corpo. As mudanças nos padrões de energia produzida pelos tecidos corporais
criam uma imagem ou uma fotografia. Estas imagens podem mostrar estruturas normais do corpo
e suas funções, bem como anomalias provocadas ​​por doenças como o câncer.

ELETROCARDIOGRAMA:

O Eletrocardiograma (ECG) é a representação gráfica de impulsos elétricos gerados no coração que permitem registrar e medir a atividade eléctrica cardíaca.

O ECG é um exame auxiliar de diagnóstico muito importante na medicina cardiovascular, que permite detectar arritmias e outras alterações cardíacas, e ajuda a orientar o diagnóstico e a necessidade de investigação adicional.
O Eletrocardiograma integra normalmente a avaliação cardiovascular de rotina e deve ser sempre realizado quando existe suspeita de patologia cardiovascular.

ULTRASSONOGRAFIA:

A Ultrassonografia é um método para produzir em tempo real imagens em movimento das estruturas e órgãos do interior do corpo.
Por ser um exame de realização muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos. Através do efeito Doppler, a Ultrassonografia permite também detectar o sentido e a velocidade da corrente sanguínea em determinado segmento do corpo.
Entre outras grandes vantagens do exame de Ultrassonografia pode-se citar o fato de ser um método não invasivo de produzir imagens dinâmicas seccionais ou tridimensionais sem usar radiação.
As imagens geradas pelo ultrassom podem ser captadas em vídeo ou “congeladas” em fotografias.