Odontologista

 

O dentista, também denominado Odontologista, é o especialista que se dedica profissionalmente ao cuidado e tratamento da saúde bucal. Este profissional faz restaurações, combate doenças da boca e gengiva, realiza cirurgias para remoção de dentes, executa limpeza e clareamento dos dentes e atua na orientação higiene bucal.

Confira todos os tratamentos oferecidos pela Clinicarioca:

Implantodontia (implantes)

A Implantodontia é a especialidade odontológica que reabilita a saúde bucal quando há perda de um ou mais dentes. Os implantes são cilindros metálicos de titânio que, ao serem instalados nos ossos maxilares, substituem as raízes de dentes ausentes. Além de resolver efetivamente a questão estética, o implante funciona como dentes naturais, tanto na visibilidade como no aspecto mastigatório.

Prótese Dentária

É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.
A especialidade de prótese dentária é responsável por reestruturar os tecidos bucais e dentes perdidos, seja por acidentes ou doenças periodontais, por peças artificiais – fixas ou removíveis.

Ortodontia

É a área da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de
normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito
engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta
mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Clínico Geral

O profissional Clínico Geral está apto a executar todos os tipos de tratamentos dentários. É extremamente importante consultar regularmente um Clínico Geral pois é ele quem avalia sua higienização, identifica a presença de cáries ou problemas de gengiva, realiza o controle radiográfico dos dentes, verifica necessidades estéticas e checa possíveis problemas de oclusão
(mordida). É na clínica geral que o paciente tem o primeiro contato com o dentista. Nesta etapa deve-se pesquisar o estado de saúde geral do paciente, bem como seu histórico médico-odontológico e seu histórico sobre tratamentos odontológicos anteriores, obtendo desta forma as primeiras
informações sobre o paciente, as quais os dará suporte para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento específico. 

O dentista Clínico Geral realiza procedimentos educativos e preventivos (orientação da higiene oral, controle de placa, fluorterapia), restaurações, tratamentos periodontais, endodônticos e próteses.

Odontopediatria

A Odontopediatria é especialista que fornece o tratamento odontológico preventivo completo para crianças. A Odontopediatria tem como objetivo cuidar e preservar os dentes de leite, tendo papel fundamental no desenvolvimento dos ossos faciais, além da preservação do espaço para os futuros dentes permanentes. Entre os principais tratamentos realizados por este especialista, temos:
• Aplicação de flúor
• Aplicação de selantes
• Ortodontia
• Educação e Higiene

Periodontia (Limpeza)

É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). A Doença Periodontal é uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. Essa doença é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Dentística

É a área da odontologia que atua sobre os dentes para conquistar a harmonização do sorriso.
As técnicas utilizadas influenciam na alteração do formato dos dentes, seja no tamanho, no
alinhamento ou clareando (como o clareamento dental). Os tratamentos mais conhecidos são: Clareamento Dentário e as Facetas de porcelana ou resina, dentre inúmeros outros também.  Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético.
Atualmente, existem técnicas e materiais muito avançados na Dentística, para tratar desde as pequenas às grandes imperfeições bucais. A Dentística atua integrada a diversas áreas da odontologia no intuito de melhorar a saúde e estética bucal ao mesmo tempo, exigindo do profissional não só habilidade manual, mas também comprometimento com as expectativas estéticas do paciente.

Emergências Odontológicas

Você acordou com dor de dentes e isso está incomodando muito?
Seu filho quebrou um dente ao cair do balanço?
Você mordeu a língua ou os lábios e o sangramento persiste?
Seu aparelho soltou justamente na semana que seu dentista está viajando?
Aqui na Clinicarioca, de segunda a sábado, tem sempre um profissional pra te atender!